Daniel Pinto

May 6, 2024

Ai Ai, AI

É isso mesmo, ai ai AI!

Isto não vai ser uma surpresa, mas há uma corrida desenfreada para ver quem chega primeiro ao melhor gadget com inteligência artificial (AI) - todos prometem ajudar-nos no quotidiano, dizer onde estamos, ler placas, descrever lugares e paisagens, tocar música que nos ajude a processar sentimentos, ou seja, vem resolver problemas que não existem.

Não vou negar, é impressionante aquilo que agora acontece com inteligência artificial; OpenAI, Gork, Antrophic, Gemini, todos eles conseguem fazer coisas que há menos de um ano e meio, pensávamos serem impossíveis e com estas empresas, vieram todas as aplicações que apenas se ligam a estes motores.

Alguns produtos foram lançados para o mercado, como o Humane AI pin, o Rabbit R1, os novos Ray-Ban, mas a minha pergunta continua sempre a mesma - Se já temos um telefone no bolso, precisamos de andar com mais uma coisa?

Sim, eu adoro os meus Ray-Ban e com o novo software só ficaram melhores, mas esses estão na cara e eu já andava com óculos de sol :D, agora o R1 e um Pin?

As reviews são desastrosas e toda a gente aproveitou para saltar para a bandwagon de ser contra estes devices, mas a verdade é que eles, fundamentalmente, não oferecem nada de novo. Tudo aquilo que se pode fazer com eles, pode-se fazer com um telefone, com as aplicações da Google, OpenAI, etc.

Safari - 05-06 at 12.10.20@2x.png


Os nossos telefones já há muito tempo que têm "inteligência artificial" a trabalhar, ou de outra forma, como iam juntar as caras das pessoas nas fotos, ou propor uma aplicação baseada na hora e dia, atender chamadas e tirar notas, melhorar as nossas fotos? Tudo isto é um caminho longo e demorado, que alguns à bruta força querem "ganhar".

O Siri é mau, especialmente quando comparado com os outros assistentes, mas, se há coisa que eu acredito é que a Apple entra tarde para tentar bem, e embora o meu amigo Pedro tenha dito que não, eu espero que seja isso que aconteça esta semana e ao falaram dos novos M4, que falem também daquilo que tem sido feito nos bastidores e que agora vem para nos ajudar no dia a dia, sem ter de andar com mais uma coisa atrás ou a pagar outra subscrição para mandar "mensagens" para a OpenAI.


About Daniel Pinto

O meu espaço pessoal onde falo sobre a minha jornada na liderança de segurança da informação e partilho insights do cruzamento entre tecnologia e segurança.


Queres falar comigo? Estou aqui