Não deve ser uma novidade para quem esta a ler que no dia 7 de Novembro os novos MacBooks com a nova familia de processadores M3 ficou disponivel no mercado.
A promessa é a mesma de sempre, melhor desempenho e mais eficiência, segundo a Apple os novos processadores que são fabricados com tecnologia de 3nm são até 60% mais rápido para o modelo de 14 polegadas com M3 em comparação com o modelo de 13 polegadas com M1 e para o modelo M3 Max 2,5 vezes mais rápido que o MacBook Pro de 16 polegadas com M1 Max e até 11 vezes mais rápido que o modelo mais rapido baseado em processadores Intel.
Há várias novidades como as cores novas, o terem acabado com o MacBook Pro com Touch Bar, ecrã com 600nit (nativo) entre outras, mas logo depois da apresentação a comunidade no Twitter começou a falar sobre duas coisas:
- O comparativo com o M1
- A falta de comparativos do M3 Pro
E como é habitual youtubers, reviewers e amantes de tecnologia começam logo a correr testes para ver as diferenças em performance entre modelos anteriores e novos modelos.
Eu sendo como sempre fui, fiz o upgrade do M2 Pro para um M3 Pro, não estando à espera de uma melhoria em performance nem à espera que tudo fosse mais rápido, para mim, o simples facto de o M3 se comportar como o M2 enquanto me dá mais umas horas de bateria é motivo mais do que suficiente para justificar o upgrade.
Não tento racionalizar estas compras e talvez de forma ingénua, acredito naquilo que as marcas me dizem, mais rápido e mais eficiente, para mim, chega.
É impressionante o que estas máquinas conseguem fazer e se eu for honesto comigo mesmo o M3 chegava e sobrava para o que faço, mas a nova cor não está disponível (obrigado Apple).
Nem tudo se resume a números, resultados, tempos de exportação, tempos de render e afins, para o “Zé” aquilo que interessa é que funcione e cada vez mais que a bateria dure e dure e dure
E esta comunidade falha redondamente aí!
Podem dizer que fazem reviews com o “Average Consumer” em mente, mas isso não dá cliques nem views; vejam bem os tweets em baixo “isto é uma bosta”, passado um bocado “estava enganado” - esta torrente de geradores de engagement não ajudam ninguém e só nos distraem daquilo que realmente interessa.
Portanto eu vou deixar aqui umas dicas e um guia de compras para os novos MacBook Pro M3:
Queres a cor nova?
Compra o M3 Pro
Não queres saber da cor nova e só mandas uns mails, vês uns vídeos no YouTube, gostas de um ecrã em condições?
Compra o M3 e os 8GB devem chegar
Estás naquela de comprar o M3 Pro mas estás a pensar fazer um upgrade no processador porque achas que vais precisar para editar o vídeo da família?
Não precisas
És um daqueles casos que edita vídeo a serio, blender, photos a sério, audio?
Compra o Max
Já tens um M2 e não és maluco como eu ou um cliente refresh?
Fica com o que tens
Ias comprar um Mac porque a Keynote era para agradar aos Japoneses porque ia ser o ano do gaming no Mac?
Não foi, vai jogar no Windows
Não foi, vai jogar no Windows
Espero ter ajudado um pouco com o guia de compras do Mouxy e já sabem, consumam tudo com um pinch of salt, a Apple quer vender como é óbvio, mas não me parece que ande a mentir como diz um amigo so Pedro.