Daniel Pinto

November 27, 2023

Sincronização não é Backup


Hoje de manhã vi mais um post sobre alguém que perdeu ficheiros no Google drive e fiz um tweet sobre isso.

Isto não é nada de novo, e encontram-se vários posts, especialmente no Reddit, onde várias pessoas relatam os mesmos problemas com diversos serviços, Google Drive, iCloud, Dropbox, pCloud, entre outros.

Por isso é importante relembrar o que a Lisa nos disse no TED Talk, e implementarmos uma solução de backups em condições.


Claro está que nem toda a gente está disposta a pagar por este tipo de serviços, e se formos objectivos, para a grande maioria das pessoas o risco de perder um ficheiro não vale o preço de um serviço de backup.

Em suma, asincronização mantém os mesmos ficherios em vários lugares ao mesmo tempo. Se alterar ou apagar um ficheiro num dispositivo, este é alterado ou apagado em todos os outros. Isso é óptimo para ter acesso aos ficheiros em qualquer lugar, mas também significa que se apagares algo por engano, os ficheiros desaparecem. Eu sei que existe a reciclagem, mas eu posso falar de diversas vezes em que os ficheiros simplesmente desapareceram, especialmente no iCloud Drive.

Já os backups são pensados para guardar os dados e mante-los quietos por muito tempo. Há vários serviços disponiveis para isto, por exemplo o Backblaze para particualres ou a Cloud4You para clientes empresariais.

Acho mesmo que a diferença aqui está na forma como os produtos são desenhados, ou seja, a Google e a Microsoft dizem que os serviços deles podem ser usados como backups, mas no fundo são pensados como um serviço de sincronização e isso faz com que a possibilidade de perder dados, seja mais alta do que com um serviço 100% desenhado para guardar os teus dados até os quiseres apagar.

Existe uma coisa chamada «Modelo de Responsabilidade Partilhada» onde os provedores deste serviços, explicam aquilo que é esperado por ambas as partes e que podes ver em baixo para alguns dos maiores cloud providers:

About Daniel Pinto

O meu espaço pessoal onde falo sobre a minha jornada na liderança de segurança da informação e partilho insights do cruzamento entre tecnologia e segurança.


Queres falar comigo? Estou aqui