Daniel Pinto

December 22, 2023

Smart Glasses, o que não precisava!

Num dos nossos podcasts o Pedro falou dos smart glasses da Ray-Ban com a Meta, e eu fiquei... um bocado "naquela". Óculos Inteligentes não são nada de novo e, até agora, ou são completos gimmicks, ou coisas lançadas fora do seu tempo com os Google Glass.


Em 2016, 2018 e 2019 o Snapchat lançou os Spectacle 1, 2 e 3 respectivamente. Em 2021 saíram os primeiros Ray-Ban Stories, e agora saiu a nova iteração dos Ray-Ban Stories, feitos em conjunto com a Meta.

Por si só, basta este nome para me deixar de pé atrás e pensar que tudo o que vou dizer vai ser gravado e processado para me enfiar mais publicidade, o que é coisa que a minha esposa, odeia. 

A publicidade funciona muito bem comigo 😆


Mas, nesse monetariamente fatídico podcast, o Nuno Agonia estava presente e, num impulso, como só estão disponíveis no UK, falámos e comprei uns para ele. Não cedi à tentação de os experimentar, como ele me disse para fazer, mas, umas semanas depois, lá teve de ser.

Isto não é uma review, mas para dar alguma informação, custam cerca de 320 € e há vários modelos, cores e lentes diferentes para escolher. Chegam numa caixa em pele, que é usada para carregar a bateria dos óculos e tem também, uma bateria interna, para manter os óculos carregados “on the go”.


Os óculos são confortáveis, um pouco mais pesados que o normal, mas nada que crie cansaço e como seria de esperar, de qualidade - as lentes são excepcionais.

Como óculos de sol, fazem a sua função, mas aí vem o resto, e como eu estava enganado amigos! Eu ADORO estes óculos!

As fotos são boas e rápidas de tirar, os vídeos também são porreiros (estão alguns exemplos aqui), e o som gravado nos vídeos é super interessante, porque como os óculos têm vários microfones, o som acaba por ser gravado com um efeito “espacial” em que é muito fácil de ouvir se o som vem de trás, dos lados, etc. Tens comandos de voz para tirar fotos, um botão para gravar vídeos e fotos, um touchpad do lado direito para interagir e mudar o volume, mas aquilo que me surpreendeu muito foi o áudio nas chamadas! As chamas são espetaculares, os microfones são ótimos - toda a gente diz que o áudio é muito, muito melhor do que uns AirPods ou outros headphones.

Os altifalantes estão nas hastes e quem está ao lado, se estiver colado a ti, vai conseguir ouvir a música ou a chamada, mas em 99% dos casos, ninguém vai saber que estás a falar com alguém ou a ouvir música. A música é ok, mas não é nada de outro mundo - existe uma função porreira com o Spotify, onde com um toque do lado começa logo a tocar música.

Isto é um daqueles produtos que ninguém PRECISA, mas, quando os tens, consegues ver a sua utilidade prática. Não são intrusivos, não chamam muito a atenção e para aquela fotografia rápida do momento, são ainda mais eficazes do que um telefone.

Vou deixar aqui uma review para conseguirem ver os óculos em acção: https://www.youtube.com/watch?v=pgiWqkvIclk

Se tiveres alguma pergunta, fala comigo!
Até lá, um abraço!

About Daniel Pinto

O meu espaço pessoal onde falo sobre a minha jornada na liderança de segurança da informação e partilho insights do cruzamento entre tecnologia e segurança.


Queres falar comigo? Estou aqui