Guilherme Rey

April 1, 2024

Conversas de elástico



Minha filha - Isabela, de quatro anos - é uma criança bastante falante. Sempre que temos momentos juntos, além de interagir muito com as histórias que eu conto (ela já conhece O Hobbit e Harry Potter, ambos muito adaptados para crianças da sua idade), ela também gosta de contar como foi o dia dela, seus desafios na escolinha, ansiedades e desejos, etc. Certa vez, quando estávamos indo para uma peça de teatro só eu e ela, ela me disse:

”Papai, eu não acho meu outro elástico de cabelo. Ele sumiu! Eu acho que alguém levou ele embora, porque eu procurei e não achei, nem na escolinha e nem em casa. Então, se eu não achei, alguém pegou, né? Poxa… esse é o maior problema da minha vida agora”

Eu não lembro exatamente as palavras que ela usou, mas essa parte do “esse é o maior problema da minha vida agora” foi assim mesmo. O mais difícil é manter a seriedade e não rir de tanta fofura nessas horas! Mas tem uma coisa que a deixa, segundo ela mesma, “muito brava, papai”: quando ela nos chama ou começa uma conversa e não tem resposta. Ela imediatamente diz “Papaaaaiê, tô falando com você!”. Eu confesso que estou treinando para não me distrair e sempre respondê-la, porque se não preciso conversar e cantar a música de ninar da Zelda até ela me perdoar.

Quando falamos de uma conversa do cotidiano, talvez uma comunicação mal sucedida não seja tão problemática. Mas quando falamos de liderança de pessoas, isso é um fator que pode mudar completamente a dinâmica da equipe.

É comum as pessoas não entenderem muito bem sobre como se comunicar. O que eu mais vejo por ai são relatos de pessoas que não conseguem se comunicar com seus pares, com seus liderados e também com sua liderança. Na minha experiência, uma das principais causas para falta de comunicação de líderes é o medo do conflito. Ninguém quer lidar com problemas que nos façam dizer “algumas verdades” ou até abrir espaço para um debate. O erro mais comum é que muitos líderes querem falar muito, mas se comunicar pouco. Quando você lidera uma equipe de pessoas, precisa se lembrar diariamente que você está lidando com pessoas, que precisam de comunicação. Não a comunicação imediata, que cobra e pede coisas o tempo todo. Estou falando da comunicação efetiva, que faz com que sua equipe esteja sempre alinhada e em harmonia. Listo abaixo alguns aspectos importantes da comunicação para você que é líder de algum conjunto de pessoas.


Entenda sua responsabilidade
Lembre-se que nós temos responsabilidade sobre como passamos as mensagens e como a nossa comunicação chega do outro lado. Não é que nós temos controle sobre como a mensagem será recebida - mas temos o dever de pensar e trabalhar ao máximo para que tenhamos menos ruído possível.

Tenha a comunicação assíncrona como aliada
Talvez uma das coisas que mais me dão o famoso “nervoso” é aquela mensagem, que você recebe sempre quando não pode falar: “oi, tudo bem? Tá podendo falar?”. Não faça isso. Crie mensagens que possam ser respondidas no tempo do outro, para evitar que sua comunicação cause ansiedade nos outros.

Faça 1:1s frequentes, mas para também ouvir
Converse com seus liderados frequentemente. Idealmente separe trinta minutos, sendo: 10 min para ouvir; 10 min para falar; 10 min para discutir o futuro. Eu sempre acabava pegando mais tempo, mas toda vez que consegui trabalhar a rotina de conversa “um-a-um”, obtive ótimos resultados na comunicação com as pessoas. É um espaço seguro onde se trabalha uma comunicação mais próxima, para dar espaço e liberdade para que conflitos sejam enfrentados em conjunto depois, no dia-a-dia.

Não se comunicar é se comunicar
Você não tem a opção de não se comunicar. Não se comunicar é, na verdade, se comunicar. O problema é que a mensagem que você acaba passando não é nada boa. Não importa o problema, você deve enfrentá-lo e tratar sua equipe como pessoas que são. Converse, esclareça as dúvidas, ajude, comunique-se.


O assunto comunicação é um tópico bastante extenso. Feedbacks, comunicação com pares e lideranças, etc ficaram fora desta reflexão. A intenção é lembrar a todos que a comunicação é peça fundamental em qualquer empresa.
Como diz a 37signals, poucas coisas são tão importantes para estudar, praticar e aperfeiçoar quanto uma comunicação clara. Eu vou aproveitar e me aperfeiçoar por aqui para não deixar de responder minha filha, quero continuar tendo uma comunicação efetiva pra manter a harmonia da casa! 😅


Até a próxima!

About Guilherme Rey

Empreendedor, Professor e Cientista da Computação. Gosta de falar sobre tecnologia, pessoas e negócios.