Julio Cesar Correa

October 16, 2024

Textoterapia #2 - Lembretes de uma quarta-feira qualquer


Business

Empreender não é fácil, e no Brasil é uma luta de UFC por dia .

Começar empreendendo um negócio de uma pessoa só(one person business) - sem funcionários -  gasta menos, mas se você não se cuidar e não deixar de tentar ser o salvador da pátria, vai trabalhar igual a um cavalo.

O custo de manter uma loja online é muito menor do que uma física, mas o custo para anunciar - apelidado também de tráfego pago - é bem maior que o marketing em uma loja física. O cliente está em qualquer local, mas atingir esse cliente é uma tarefa hercúlea.

Quem começa um pequeno negócio não tem tanto cash para investir em anúncios, então você fica limitado no orçamento. E também limitado no crescimento. 

E não, a saída não vai ser comprar mais um curso de marketing digital. A saída vai ser observar e entender a área que você está empreendendo e ter paciência para o crescimento natural de um negócio.

Ser PJ e atuar atuar como funcionário na prática está cada vez mais complicado. É tipo um relacionamento sem compromisso, mas que no fundo te exige um compromisso. Parece que você tem liberdade, mas não tem.
Tem começo, mas você não sabe quando termina. E se termina, como não era um relacionamento formal, não tem como reclamar. Da mesma forma você não pode arrumar um outro relacionamento($) enquanto tem esse, porque soa como se você estivesse traindo.
Um tipo de relacionamento "aberto-conservador. Aberto, "pero no mucho" .

E não estou falando mal ou bem, são apenas análises.

É igual o analista/cientista de dados e a área de negócio da empresa: aqui está  a análise, e cada um que decida o que fazer com o que entendeu.

Relacionamentos

Não existe relacionamento aberto. Period.

Muitas mulheres quando estão apaixonadas parece que fogem.
Há vários motivos para a fuga: medo, medo da felicidade, tempo para pensar e problemas pessoais. Independente disso, não é da nossa conta.

O homem quando se apaixona, fica em cima da mulher.
E ele tem que tomar cuidado porque pode ser interpretado como um cara possessivo.
Mulheres, observem , procurem saber e  entender o que esse cara quer e quem ele é.
Um cara apaixonado fica estranho mesmo.

Depois dos 30 anos, parece que a gente tem mais passado que futuro. Então, bate uma ansiedade quase que natural para realizar coisas. E, se não tomarmos cuidados, começamos muitas coisas e terminamos poucas.

Queremos aproveitar bem o tempo, mas, temos que ponderar pois não somos super heróis.
A gente cansa e tem sono.
Precisa se alimentar, dormir e ter paciência.

Sempre brinco que até os 30 você corre buscando coisas que você achava que precisava. Após os 30, você percebe que já tinha praticamente tudo que precisava, então você tenta desfazer do que não precisa e voltar a ter tempo com as pessoas que se importam com você -  e que você também se importa com elas -  e com as coisas que você se sentem bem fazendo.

Aí começa um grande problema: nem todo hobbie consegue virar trabalho. E quando o hobbie vira trabalho , começa a trazer problema como um trabalho qualquer.

Obrigações. Prazer. Contas à pagar. Tempo que corre.

Em todos os casos, faça terapia.
Se não puder fazer toda semana, faça no mínimo uma vez por mês.
Mas, faça terapia.

Terapia

Eu ainda acho que no futuro vai aparecer muita gente como meu paciente de psicoterapia viciado em consumo de Reels/TikTok de menos de 1 min. e textos com menos de duas linhas.

Talvez em alguns anos as pessoas não saibam mais ler ou conversar.

Não me surpreenderei receber no futuro um encaminhamento médico escrito: viciado em Reels; dificuldade de fala por mais de 1 minuto; leitura de mais de 3 linhas comprometida e atenção sustentada limitada ao movimento dos dedos no próximo scrolling.

Hora do merchan
Consultor na área dados há mais de 18 anos, também desenvolvi uma segunda carreira na área de psicoterapia.

São conversas para transformar e crescer.

Dediquei tempo escrevendo temas que vão colaborar com seu autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

Baixe GRATUITAMENTE  o e-book “A Zona de desconforto”  em PDF: https://bit.ly/47VaLep
ou em formato ePUB: https://bit.ly/3zSwFm0

Para comprar meus livros como o “Desejo, Sexo e igreja” , “Impedida de ser eu : Como identificar um relacionamento abusivo” e “Existe a hora certa de se separar”, acesse a minha página na AMAZON: https://amzn.to/4gU3ccm ou no Hotmart https://bit.ly/jcaesar7


Júlio César