Lucas Bittencourt

November 7, 2023

Tempo sozinho

As pessoas precisam de tempo ininterrupto para realizar suas tarefas


O Basecamp está espalhado por quatro cidades e oito fusos horários. De Provo, Utah, a Copenhague, Dinamarca, os cinco de nós têm uma diferença de oito horas. Um efeito colateral positivo dessa diferença de oito horas é o tempo sozinho.

Há apenas cerca de 4-5 horas durante o dia em que todos estamos acordados e trabalhando juntos. Em outros momentos, a equipe dos Estados Unidos está dormindo enquanto David, que está na Dinamarca, está trabalhando. O resto do tempo, estamos trabalhando enquanto David está dormindo. Isso nos dá cerca de metade do dia juntos e a outra metade sozinhos.

Adivinhe em qual parte do dia realizamos a maioria do trabalho? Na parte em que estamos sozinhos. Isso não é realmente surpreendente. Muitas pessoas preferem trabalhar de manhã cedo ou tarde da noite - momentos em que não são incomodadas.

Quando você tem um longo período em que não é incomodado, você pode entrar na "zona". A zona é quando você é mais produtivo. É quando você não precisa alternar entre várias tarefas. É quando você não é interrompido para responder a uma pergunta, procurar algo ou enviar um e-mail ou responder a uma mensagem instantânea. A zona sozinha é onde o progresso real é feito.

Entrar na zona leva tempo. E é por isso que a interrupção é sua inimiga. É como o sono REM - você não vai direto para o sono REM, você primeiro adormece e depois chega lá. Qualquer interrupção força você a começar de novo. O sono REM é onde a verdadeira mágica do sono acontece. A zona do tempo sozinho é onde a verdadeira mágica do desenvolvimento acontece.

Estabeleça uma regra no trabalho: faça metade do dia ser um tempo sozinho. Das 10h às 14h, ninguém pode conversar entre si (exceto durante o almoço). Ou faça a primeira metade ou a última metade do dia ser o período de tempo sozinho. Apenas certifique-se de que este período seja contínuo para evitar interrupções que matam a produtividade.

Um período bem-sucedido de tempo sozinho significa abrir mão da dependência da comunicação. Durante o tempo sozinho, abandone mensagens instantâneas, ligações telefônicas e reuniões. Evite qualquer conversa por e-mail que exija uma resposta imediata. Apenas cale a boca e vá trabalhar. 

Entre na Sintonia

Todos sabemos que os trabalhadores do conhecimento trabalham melhor entrando no "fluxo", também conhecido como estar "na zona", onde estão totalmente concentrados em seu trabalho e sintonizados com o ambiente. Eles perdem a noção do tempo e produzem coisas incríveis através da concentração total... o problema é que é tão fácil sair da zona. Barulho, ligações telefônicas, sair para almoçar, ter que dirigir 5 minutos até o Starbucks para pegar um café e interrupções de colegas - especialmente interrupções de colegas - tiram você da zona. Se você sofre uma interrupção de 1 minuto de um colega fazendo uma pergunta, e isso tira sua concentração a ponto de levar meia hora para ficar produtivo novamente, sua produtividade geral está em sérios apuros.
 — Joel Spolsky, desenvolvedor de software e co-founder do Stack Overflow, Fog Creek Software (em Where do These People Get Their (Unoriginal) Ideas?


About Lucas Bittencourt

Country Manager @ 37signals - creators of Basecamp and HEY.

10+ anos em startups de tech. A maioria em Produto. Fundei uma startup e fomos adquiridos. Vivi do bootstrap ao VC-track e compartilho aqui filosofias de trabalho e aprendizados dessa jornada.

Te ajudo a implementar o Shape Up e nossas filosofia de trabalho usando o Basecamp - ou não - totalmente de graça! Marque um papo de 30 min comigo